As escolas estaduais Antônio Ortiga e Coronel Almeida, a escola municipal Caio Viana Martins, o Centro Educacional do Carinhanha – CEC / FUCAM, Grupo Escoteiro Coronel Reinaldo – 138/MG e a Associação de Capoeira Muringá, juntamente com a comunidade escolar, realizarão passeata de conscientização contra todas as formas de racismo, especialmente contra o negro e também para relembrar a importância de Zumbi para a sociedade brasileira.

A passeata iniciou na frente da Escola Estadual Antônio Ortiga passando pela Avenida Minas Gerais indo até a praça Coronel Almeida e finalizando na quadra poliesportiva da Escola Estadual Antônio Ortiga onde iniciou a noite cultural com vária apresentações realizadas pelos alunos das entidade envolvidas.

 

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.

O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

Deixe um comentário