Os procedimentos abaixo demonstram como renomear arquivos em lote de modo simples, se você não precisar de nomes bem definidos, pode utilizar o seguinte truque:
- Abra a pasta que contém os arquivos a serem renomeados no Explorer;
- Selecione todos os arquivos a serem renomeados;
- Clique com o botão direito do mouse sobre um arquivo e escolha a opção renomear;
- Digite um nome para o arquivo e em seguida clique num espaço vazio.
O resultado será o nome que você digitou mais uma numeração sequencial. Exemplo: juvenilia (1) juvenilia (2) juvenilia (3).
Porém há casos em que é necessário nomes mais específicos, hoje me deparei com essa situação, vamos aos detalhes.
Renomear arquivos em lote
Um cliente veio até mim, com uma máquina digital SAMSUNG 12.2, por acidente um amigo dele havia deletado todas as fotos contidas no cartão da máquina, então minha missão era recuperar as fotos e colocá-las de volta no cartão.
Para recuperar as fotos utilizei o aplicativo PC Inspector smart recovery, coloquei todas as fotos de volta no cartão, resolvi vê-las na máquina e não apareceu nenhuma das que eu havia recuperado. Ocorre que no caso da máquina em questão o nome dos arquivos devem ser SAM_0001, ou seja, depois do prefixo SAM_ o nome tem que ter quatro dígitos numéricos.
Infelizmente o aplicativo que utilizei para recuperar as fotos me dá apenas a opção de definir o prefixo, não há opção para configuração da numeração.
Eu consegui recuperar 674 fotos, teria que renomear todas, seria trabalhoso renomear os arquivos individualmente, a solução foi procurar algum aplicativo que permitisse renomear arquivos em lote.
Encontrei o software Rename4u funciona bem e permite fazer exatamente o que preciso, ou seja, renomear arquivos em lote, sendo SAM_0001, SAM_0002…
Infelizmente o Rename4u não sofreu atualizações a versão mais recente é de 01/12/2004, independente da falta de atualização ele ainda é capaz de cumprir a sua função.
O instalador do Reaname4u consegue instalar o software normalmente nas versões mais recentes do Windows, no entanto ele não é capaz de criar os atalhos para execução do software.
A solução nesse caso é abrir a pasta onde o programa foi instalado e criar um atalho manualmente, a pasta padrão é C:\Program Files (x86)\Rename4u, dependendo da versão do Windows a pasta pode mudar.
Para facilitar você pode alterar a pasta padrão no momento da instalação, basta clicar no botão Browse… e escolher a pasta de sua preferência.
Você pode baixá-lo aqui Rename4u